Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Diamante de Gould

         

          Diamante de Gould

Origem: Os Goulds foram nomeados pelo naturalista John Gould . Eles foram descobertos no final do século XIX e ainda vivem selvagens no norte da Austrália, mas são considerados uma espécie ameaçada em algumas partes da sua terra natal .

Descrição: Na natureza Diamante de Gould pode ser visto de três formas, cabeça vermelha, cabeça laranja e cabeça preta. A variedade de cabeça preta é o mais comum seguido a de cabeça vermelha , em seguida de cabeça laranja.
Um único exemplar, pode ter até 7 cores diferentes. O Diamante de Gould selvagem é uma espécie única mas existe sob várias formas, que hoje já são 25 fixadas no mundo, fácilmente encontradas com criadores.

Identificação Sexual: O macho tem cores mais vivas principalmente no peito, a cauda central é mais comprida. No período de acasalamento é comum o bico da fêmea ficar mais escuro.

Reprodução: A partir dos 10 meses de idade estão aptos a criar.
Para dar inicio á criação as fêmeas devem poder escolher os seus parceiros.
O ninho é construido numa caixa ninho utilizando diversos materiais. entre os materiais. ( corda de sisal a fibra de côco e o feno)
Tanto o macho quanto a fêmea ajudam a chocar os ovos, e a cuidar dos filhotes. Os machos cuidam do ninho normalmente durante o dia e a fêmea à noite.
A fêmea poem entre 3 e 8 ovos que eclodem após 14 a 15 dias.
As crias ficam independentes entre os 45 e 50 dias e nessa altura separe-as dos pais para iniciar uma nova postura.As pequenas crias quando saírem do ninho apresentam uma plumagem escura, ficando com a plumagem definitiva com cerca de 5 meses de vida.
A fêmea não deve fazer mais de 3 posturas por ano.
A criação dos Goulds em Portugal deve ser feita de Setembro a Fevereiro, há quem o crie noutra altura mas não é aconselhavel pois as aves vão estar na muda da pena.
Se tivermos um casal que crie bem não o devemos separar pois estas aves criam laços muito fortes entre os casais

Alimentação: A alimentação dos gould deve ser feita com uma boa mistura para Diamantes australianos e tambem uma pequena quantidade de verduras, papa de criação, osso de choco e grit.

Sem comentários:

Enviar um comentário